Controle de gastos e receitas: Maio 2017

Ter um controle de gastos e receitas é fundamental para se alcançar a independência financeira. A ideia do blog não é apenas servir como um diário de bordo, mas sim também, ser uma fonte de inspiração para aqueles que estão começando a trilhar o caminho dos investimentos.

Ter uma boa taxa de poupança é o principal fator para o sucesso da sua independência financeira. Esse é o único atalho para encurtar sua caminhada. A taxa de poupança, nada mais é do que o valor que você consegue economizar por mês depois de pagar todas as contas.

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de maio.

maio17

Holding são rendimentos na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

 

Taxa de poupança do mês: quase 38%

taxa poupanca maio 2017

 

 

A taxa de poupança do mês passado foi fora da média, conseguir economizar todos os meses 75% da renda seria surreal para meu padrão. Esse mês já foi algo mais próximo ao que vinha fazendo antes, apesar de que tenho tentando manter esse indicador acima dos 40% no ano, porém este mês em especifico tivemos muito não recorrentes no nosso orçamento.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Pessoal

Principal vilão nessa categoria foram os gastos com o aniversário da Laura, gastamos com essa façanha 2,1k ainda tem alguma coisa que vai cair no mês seguinte. Resolvemos fazer porque a Laura iria fazer aniversário conosco já na Europa, então resolvemos antecipar a data de aniversário dela para comemorarmos com a família toda. Tentamos economizar fazendo contratação de buffett separado do salão de festas, foi difícil achar um salão que não fizesse essa venda casada.

Minha Minnie fazendo dois aninhos

Uma publicação compartilhada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Outras despesa grande aqui foram os gastos com animais, conforme falei no mês passado, meus cachorros irão ficar na casa da tia de minha esposa, então tivemos que reformar o canil e ainda temos agora um custo de 220 por mês para que a tia cuide dos bichinhos. No final gastamos mais com cachorros do que comigo e minha esposa juntos kkkk os gastos com animais foi de 1.7k já considerando a obra do canil.

Além disto tivemos gastos com presentes para o dia das mães que entram nessa categoria pessoal, agora além da minha mãe tenho que comprar para Sra. VdD que também é mãe. Com aproximadamente 384 em presentes e mias 1k que gastamos fizemos um total de 5,9k nessa categoria.

Alimentação

Extrapolamos bastante nessa categoria de alimentação, foram ao todo 3,5k de gastos aqui, sendo que quase 600 foram refeições fora de casa, isso é propriamente jantares fora, ocorre que como era nosso ultimo mês no Brasil, resolvemos ir em vários restaurantes, isso acabou alavancado esses gastos com refeições fora.

Já no caso de alimentação, ficamos um período na casa da minha mãe, então basicamente foi uma cabeça a mais para alimentar, assumi os gastos com alimentação na casa, fomos nas casas de alguns parentes, daí chega lá e compra umas pizzas, uns salgados e lá se vai o dinheiro pelo ralo.

As ruelas de Lisboa

Uma publicação compartilhada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Por fim na ultima semana do mês ficamos em Lisboa, como a casa lá não tinha muita coisa na cozinha, tivemos que basicamente comer fora todos os dias, isso deu uma contribuída boa para o aumento dos gastos, apesar da comida em Portugal ser bem barata, obvio que nunca seria mais em conta do que cozinhar em casa.

Outras despesas

Aqui tivemos algumas despesas com visto da Alemanha e Airbnb que ficaram na casa de 900 reais, mais uma estante que tive que comprar para guardar meus livros na casa da minha mãe e o custo da diarista que cuida da limpeza da casa da Mãe da Sra. VdD deu 1,4k totais de gastos nessa categoria.

Transporte

Nessa categoria foi basicamente 803 com combustível, isso porque durante todo o mês fiquei morando na casa da minha mãe que é em outra cidade, bem longe do escritório, com isso era normal o gasto maior com combustível, ainda tivemos que ir algumas vezes a capital resolver uns detalhes do visto.

Também tive que pagar 2 multas que deram cerca de 190 essa indústria de multa brasileira mata qualquer um. A vantagem das estradas alemãs é que não tem limite de velocidade, o problema é que no Brasil a impunidade no transito incentiva abusos e isso acaba que toda a população paga pela displicência de alguns.

ano despesas ate maio

 

 

No gráfico acima temos a evolução dos meses, na ponta verde as receitas e na roxa as despesas.

 

Olhando as receitas do mês de Maio vieram dentro de um nível que acho aceitável, o mês passado foi meio fora do comum mesmo, quem tem empresa geralmente é assim tem uns meses que você estoura e tem outros que dão uma caída, por isso é importante ter uma boa reserva de emergência.

Poderíamos ter um ganho maior, porém estamos investindo parte do capital na empresa, fizemos a contratação de 3 funcionários novos para o suporte e mais 2 programadores, a empresa vem crescendo e estamos preparando as coisas para os próximos passos, enfim se mantivéssemos o quadro como estava certamente iriamos aumentar ai uns reais na nossa remuneração, mas dificultaríamos o crescimento futuro.

Se tem algo que aprendi no mercado americano, e tentar acha um equilíbrio entre dividendos e crescimento, isso estou tentando fazer na empresa.

 

47 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Maio 2017

  • 12 June 2017 at 08:24
    Permalink

    Bom dia! Talvez vc já tenha respondido mas não encontrei, agradeço sua opinião ou caso possa referenciar algum link. Lá vai:
    Com o contexto atual brasileiro qual sua opinião sobre a segurança e viabilidade dos CDBs/LCI/LCA? Crê em risco num medio longo prazo?

    Reply
    • 12 June 2017 at 18:53
      Permalink

      nunca falei nada a respeito de CDB/LCI e LCA meus alertas são sempre com o TD que é onde vejo os maiores riscos

      Reply
  • 7 June 2017 at 19:32
    Permalink

    Viver de Dividendos,

    Algumas dúvidas:

    1) Qual é o seu patrimônio total investido na bolsa americana?
    2) Quanto você recebe de dividendos em média por mês desse capital investido?
    3) O que você recebe em 2) da pra viver com dignidade na Europa com sua esposa e filha ou você têm rendas extras ( fora da bolsa )?
    4) Se não da pra viver (3), qual o patrimônio que o cara deve ter na bolsa americana pra ele viver só com os dividendos na Europa, vida modesta sem luxo.

    Tô de saco cheio do Brasil, estou pensando seriamente em vender tudo o que tenho aqui, botar na bolsa americana e viver de dividendos na Europa com minha esposa e filho.

    Parabéns pelo blog.

    Reply
    • 7 June 2017 at 22:27
      Permalink

      Valeu Guibson

      bem o mercado de ações não é tão simples quanto parece, geralmente quando se entra no mercado de ações com esse raciocínio de quanto preciso de X para gera Y de renda acaba sempre terminando com menos do que entrou, perguntas como a 1, 2, 4 q vc me fez toda semana recebo umas 6 dessas ou mais, por ser um assunto tão discutido acabei fazendo bastante post sobre isso para justamente desmistificar esse raciocínio, portanto recomendo antes de mais nada dar uma lida abaixo:

      sugiro dar uma lida aqui e aqui e aqui e aqui e aqui, depois nesse artigo e ainda nesse artigo.

      viu o tanto de link ? rsrsrs é porque isso é o que mais tira gente da bolsa, boa leitura e que mais uma alma seja salva!

      Reply
      • 8 June 2017 at 10:18
        Permalink

        Bom dia/Tarde/Noite VD.

        Eu creio que o Guibson quis saber é qual o “ponto” da IF , isso realmente depende, na Europa então, depende muito do Pais, não da pra ter certeza, mas em Portugal com 2 mil Euros voce consegue viver bem, de aluguel(por enquanto, pois esta aumentando) principalmente fora de grandes centros, então creio que na teoria você precisa em torno disso. Porem se for Espanha, Alemanha, França, etc, o custo é mais alto..então vale pesquisar mesmo.

        Creio que baseado nisso voce pode pautar seu objetivo, pois acumular/economizar/investir sem ter objetivos costuma dar em nada…rs.

        Abraços!

        Reply
        • 8 June 2017 at 19:13
          Permalink

          o problema é quando seus objetivos norteiam os investimentos, aí o cara começa a focar em rentabilidade, rentabilidade, rentabilidade e no final ele vai girar patrimônio e vai terminar com menos do que começou, quando se entra nos investimentos com o Pensamento do Guibson de quanto preciso de colocar para tirar X é fato que o cara tem grandes chances de girar girar e não sair do lugar

          dá uma lida nesse artigo: Investir exige paciência.

          Reply
      • 8 June 2017 at 18:02
        Permalink

        Amigo eu li seus posts, mas a pergunta 4 ainda está em aberto, no mínimo quanto eu devo ter pra se viver de dividendos na Europa com mulher e filho?

        Obrigado

        Reply
        • 8 June 2017 at 19:22
          Permalink

          porque sua pergunta 4 não faz sentido algum, pois não tem resposta exata

          depende muito do seu padrão de vida, vc quer que eu responda algo que pra mim pode ser X pra vc pode ser X/2 ou 10*x

          não da pra te responder isso, faz o seguinte me mostre seus gastos que aí consigo comparar com o meu padrão de vida e só então daí consigo ver o quanto vc deveria de ter pra viver aqui

          ou continue me acompanhando que vai saber ao longo dos meses meus gastos, alias ja tem isso na época que fiquei em Frankfurt, consulta ai nos históricos de controle de gastos, aqui não tem inflação o mesmo gasto do não passado será o desse e dos próximos 5 anos seguintes quase sem variação alguma

          Reply
          • 12 June 2017 at 11:54
            Permalink

            Eu vivo com 5 mil reais, vida modesta sem luxo, convertendo isso pra euro eu tenho por mês 1353,00 , da pra viver com isso na irlanda?

          • 12 June 2017 at 18:56
            Permalink

            depende muito do seu aluguel, se viver numa casa pequena acho que até com menos que isso

  • 7 June 2017 at 16:00
    Permalink

    Parabéns pelo excelente resultado orçamentário, VDV. Tenho certeza que vc atingirá a IF muito rápido, devido ao seu controle e poder de aporte. Vc definiu já um padrão de renda mensal que quer ter? Quando chegar na IF, vai parar de trabalhar? Grande abraço e continue sempre com o blog, nos ajuda muito.

    Reply
    • 7 June 2017 at 18:31
      Permalink

      ah sem duvida vou continuar a trabalhar, provavelmente num ritmo mais light, mas nunca paro de trabalhar, no momento que vc para de trabalhar vc decreta sua morte, a felicidade e realização do indivíduo está no trabalho, uns entendem isso outros custam a perceber e vivem na frustação

      recomendo escutar o Prates acerca disso, assista esse vídeo: https://tvuol.uol.com.br/video/15846888/

      Reply
      • 8 June 2017 at 22:08
        Permalink

        Muito bom o vídeo, VDV. Concordo com ele. O homem é feito de desafios e o trabalho é um deles. Porém, na IF, o mais interessante é ter a liberdade de se trabalhar com o que quiser, sem pressão alguma. Queria tirar outra dúvida com vc… estou começando a estudar sobre investimentos no exterior e, com isso, estudar mais o idioma inglês, sem o qual não terei sucesso nessa parte. Vc tem alguma sugestão ou dica pra se aprender o inglês de forma mais acelerada? Grande abraço.

        Reply
        • 9 June 2017 at 04:59
          Permalink

          no meu caso particularmente eu não sou fluente em inglês, consigo ler bem os textos, porém não estou no nível de fazer um dialogo 100%, converso entendo boa parte das coisas mas naquele inglês ala Joel Santana

          https://www.youtube.com/watch?v=iewQ45wJ7JA

          O que recomendo é aumentar vocabulário, tem uns apps de iphone que estou usando para o alemão que lhe ajudam com isso, eles lhe dão 20 palavras novas por dia e vc vai dizendo o grau de dificuldade dessas palavras, se for fácil ele volta a te lembrar daqui a um mês se for difícil ele te lembra amanha até que essas palavras fiquem memorizadas pra vc, e no meio tem os níveis médios

          Mas quem conhece bastante desse parte de língua é minha esposa vou ver com ela se tem algo novo sobre isso, afinal foi ela que me passou esse app

          Reply
          • 9 June 2017 at 15:01
            Permalink

            Obrigado pela sugestão, VDV. Vou tentar achar um aplicativo desse gênero. Forte abraço.

          • 9 June 2017 at 07:15
            Permalink

            boa dica

  • 7 June 2017 at 07:28
    Permalink

    VDD, gastos com a filhota e com a mãe não é gasto, é investimento! Às vezes fico me perguntando até onde posso economizar com algo para minha filha ou minha mãe e pra que? Dai decidi construir uma casa nova pra minha mãe que mora na praia e sozinha recebendo amigos, a casa tá quase pronta e já foram 180k, agora estou começando a construir em cima 3 suítes para alugar e a renda ela usa pra viver.

    Parabéns pra filhota, apesar de ser novo a minha já é adolescente e não há nada melhor do que ter uma filha parceira.

    Abraços.

    Reply
    • 7 June 2017 at 10:00
      Permalink

      Só esqueceu de listar os cachorros aí nos investimentos kkkk

      Reply
      • 8 June 2017 at 06:31
        Permalink

        Verdade, pena que não vai ficar com eles, amo cachorro também os vejo como uma alegria em casa. Já viu como eles ficam mesmo se você só vai à padaria comprar pão?

        Reply
        • 8 June 2017 at 08:08
          Permalink

          Eh de partir o coração nem me lembra :(

          Reply
  • 6 June 2017 at 15:03
    Permalink

    Que controle de gastos exemplar. Uma excelente fonte de inspiração para quem deseja alcançar a independência financeira.

    Um grande abraço.

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:43
      Permalink

      Olá Cleiton, se te falar que gasto menos de 1 hora por semana vc não vai acreditar. A ideia do blog é essa mesmo, mostrar que possível sim meros mortais como nós que não ganhamos 6 dígitos de salario alcançarmos a IF.

      Reply
  • 6 June 2017 at 12:21
    Permalink

    Fala VD, beleza ai nas Zuropa?

    Cara, sabe onde vejo nos REITs quais pagam mensalmente? ou qual a periodicidade deles? tem algum site? lista que faça isso? Tipo o Clube Fii para FIIs?

    Abraços!

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:39
      Permalink

      Olá FT

      pra descobrir só olhando mesmo nos releases, mas cara pagar por mês ou por tri não faz a diferença alguma, no final vai dar o mesmo. Você pode tentar achar também essa informação no morningstar tem alguns dados de dividendos por lá, também o stocklive, confira aqui eu no caso gosto mais do stocklive pra conferir esse tipo de coisa.

      Reply
      • 8 June 2017 at 10:25
        Permalink

        Fala VD,

        Andei olhando no Morningstar só pra ir me inteirando, e no caso dos REITs o yield ali é o anual, porem sem descontados os impostos? por ex. do OHI esta 7.88%, isso seria anual menos os 30% ? só para entender. Acho interessante entender para poder fazer as contas de quanto pode aumentar o patrimônio ou se ja quiser por exemplo começar a fase de “usufruir ” do patrimônio…pois ai o yield e sua periodicidade seriam um bom fator a se equilibrar, para saber e organizar as retiradas para viver, certo?

        Abraços!

        Reply
        • 8 June 2017 at 19:17
          Permalink

          sem descontar o anual, lembre-se que o morningstar é focado para publico americano, então vão falar da realidade americana

          para cidadãos americanos existe uma conta de aposentadoria que pode-se receber dividendos livres dos impostos, mas so resgata depois de x tempos

          se ficar focando em yield vai ter que trabalhar o dobro do tempo para alcançar a IF, leia esse artigo, já mostrei aqui antes que investir pelo DY é furada assim como avaliar ação pelo P/L é a mesma furada

          te passei um monte de link num comentário anterior de outro leitor, se vc continuar com esse raciocínio de retorno imediato a tendência é que não saia do lugar.

          Reply
          • 8 June 2017 at 20:26
            Permalink

            Fala VD!

            Valeu pela resposta.

            Não é questão de investir focando em DY, eu compactuo da ideia de que é melhor uma empresa com crescimento solido do que uma que vai se consumir e não vai ter durabilidade, pelo menos para meu perfil, pensando em IF, usando o tempo/juros a meu favor. Digamos que prefiro uma empresa que pague 4% de 1000 ,2000, 3000, etc do que uma que pague 7% de 1000, 900, 800, etc.

            Eu li todos seus relatos, inclusive no outro site onde voce explica REITS, tipos etc(faz tempo ein :-) ).
            To na fase de entendimento dos REITs, leio de tudo :).

            Abraços!

          • 8 June 2017 at 21:35
            Permalink

            A ideia é essa mesmo, crescimento dos dividendos constantes.

            Rapaz nem me lembra que já passei por tanto perrengue que dá até vontade de chorar quando olha pra traz kkkk

    • 6 June 2017 at 17:48
      Permalink

      Esqueci de comentar, agora que esta por ai, voce faz a transferência para o Brasil e ai repassa para Portugal? ou esta fazendo direto EUA – Portugal? e o inverso , voce manda Brasil – EUA ou Portugal – EUA… :)

      Abraços!

      Reply
      • 6 June 2017 at 18:30
        Permalink

        Não to na fase da colheita, to plantando ainda, então nessa fase de acumulo do patrimônio é fundamental reinvestir os dividendos, por isso o fluxo é sempre Brasil – USA ou Brasil – Portugal ou Brasil – Alemanha.

        Reply
        • 7 June 2017 at 09:42
          Permalink

          Bom dia/Tarde/Noite VD.

          Entendi, eu tambem estou na de acumulação, vai demorar um pouco pra colheita rs.

          Era mais curiosidade de como isso funcionará estando fora do Brasil. Estando no BR não teria segredo. Porem me surgiu a dúvida pois usando a DW , após nos cadastrarmos como residentes no Brasil, teríamos que fazer algum aviso/comunicado a eles sobre a mudança de “destino” no momento que se muda de País? Muda também a forma de fazer os investimentos e/ou resgates?

          Abraços!

          Reply
          • 7 June 2017 at 12:16
            Permalink

            Na hora de resgatar vc pode puxar para qualquer conta que esteja na sua titularidade independente do país.

            Mas se quiser pode atualizar eles com a mudança do país, isso se fizer a saída definitiva do Brasil, o que não é o meu caso

  • 6 June 2017 at 10:53
    Permalink

    Olá Mr. Dividendos,

    Sou um novato em preparação e estudos para minha fase de arrecadação.
    Sigo seu blog e me atentei à suas planilhas bem elaboradas.

    Onde você as conseguiu, ou você já a disponibilizou aqui no blog?

    Obrigado

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:37
      Permalink

      Falei sobre isso aqui Fernando.

      Reply
  • 6 June 2017 at 09:44
    Permalink

    Muito obrigado por compartilhar esta experiências VD! Eu gosto muito, são informações valiosas que eu tomo como guia! Por favor, poderia me dizer que aplicativo vocÊ usa para controlar e gerar estes gráficos?

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:36
      Permalink

      falei sobre eles aqui Pedro.

      Reply
    • 6 June 2017 at 17:35
      Permalink

      Valeu II !!!

      Reply
  • 6 June 2017 at 08:05
    Permalink

    Olá VdD!

    É fundamental manter um controle rígido sobre as despesas, afinal são elas que vão definir qual o seu potencial de aportes.

    Eu tenho uma planilha bastante completa pra isso. Não gera gráficos mas tem mais de 10 categorias de gastos onde sempre anoto data, local e valor do gasto.

    Foi só depois que comecei a controlar os gastos assim, que comecei a conseguir aportar valores melhores todo mês.

    Abraço!

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:35
      Permalink

      olá IW

      ter um controle dos gastos é tão importante quanto aumentar os aportes, alias sem controlar os gastos não vai conseguir aumentar os aportes.

      estou usando o bankitivity para fazer meus controles, confira aqui, tem gente que consegue trabalhar muito bem com planilhas, eu não sou esse tipo de pessoa, se tem um aplicativo para fazer algo, sempre vou preferir o App, geralmente o app lhe traz mais poder e é muito mais produtivos, na hora que precisa de um dado só digitar uma data ou outra e pronto.

      O app ou planilha é só um meio para se conseguir algo, no final mesmo usando a ferramenta menos apropriada pode-se obter o mesmo resultado.

      Reply
  • 5 June 2017 at 23:38
    Permalink

    Fala VdD. Essas planilhas de controle foi você que criou ou é algum app que você baixou? Abraço,

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:32
      Permalink

      olá Finansfera é um app, confira aqui o review dele tem outros posts dele só bater seu nome aqui no blog que vai encontrar outros reviews

      Reply
  • 5 June 2017 at 20:51
    Permalink

    Olá VD, você tem conta aberta no exterior? Caso sim, como faz a transferência? Quanto paga de imposto? tem limite por mês?

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:27
      Permalink

      Olá Fernando

      Faço via RO, veja aqui se possível utilize o link do blog pra dar uma moral. Se estourar o limite padrão vai precisar de cadastrar seu IR e mandar um termo pra eles, aí de acordo com seu IR eles vão liberar mais limite pra você, no meu caso passou para meio milhão, acho que é até um pouco d+ mas antes sobrar do que faltar nesse caso :)

      Reply
  • 5 June 2017 at 20:18
    Permalink

    alguma possibilidade de disponibilizar essas planilhas de controle ou sugestão de onde conseguir uma ? Grato

    Reply
    • 6 June 2017 at 17:25
      Permalink

      minhas “planilhas” estão aqui.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *